Goiânia vai contratar empresa para aplicar 1 milhão de doses contra Covid
Prefeitura diz que atualmente já trabalha com o máximo de servidores possível. Contratação visa dar agilidade ao processo de imunização
A Prefeitura de Goiânia lançou edital para contratar empresa para aplicar 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 na capital. A empresa vencedora do pregão eletrônico terá de prestar serviços administrativos, além de fornecer logística, insumos, registros e outros serviços necessários para a implantação do processo de imunização na cidade. Segundo a gestão, o objetivo é possibilitar uma vacinação segura, em tempo hábil, sem aglomerações e filas.
Conforme o documento (confira aqui), a empresa vencedora terá de abrir até 17 pontos de vacinação no município. Poderão participar da disputa empresas, reunidas em consórcio ou não, que atendam as exigências estabelecidas no edital e apresentem proposta com o menor custo. O contrato vai ter duração de seis meses.
Segundo a Prefeitura, a contratação de uma empresa para aplicação das doses é necessária, pois a cidade já trabalha com todo o limite de servidores disponíveis para a imunização. No edital, a gestão diz que tem se deparado com “a dificuldade de esgotamento das forças de trabalho dos profissionais capacitados e aquisição em tempo oportuno de materiais e insumos para a vacinação”.
Outra justificativa refere-se às filas e aglomerações. “A população tem enfrentado grandes filas e demora no atendimento, uma vez que, com o número de recursos humanos disponíveis, além da escassez de materiais e insumos, não conseguimos abrir mais postos de vacinação […] cabe ressaltar que a população tem aguardado ansiosamente pela vacina […] e a procura é muito grande e precisamos ter condições de atendermos de forma organizada a população”, lê-se no documento.
Até a manhã desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 546.225 doses de vacinas contra a Covid. Deste número, 345.392 referem-se à primeira dose e 200.833 à segunda.