BALANÇO

Goiânia: veículos não autorizados em faixas de ônibus tiveram 78,5 mil autuações em 2023

Apesar do alto número, houve queda de 16,7% em relação a 2022

Em 2023, o tráfego de veículos não autorizados pela faixa exclusiva para ônibus gerou 78.570 autuações, conforme divulgado pela prefeitura de Goiânia, nesta segunda-feira (8). “Para se ter uma ideia, em apenas três meses deste ano já foram registradas 26.908 infrações. Esse número coloca a infração em segundo lugar no ranking de autuações na Capital, perdendo apenas para o excesso de velocidade”, diz o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Em 2022, foram registradas 94.312 infrações, todas por meio de equipamentos eletrônicos – houve uma queda de 16,7% para 2023. Vale citar, a implementação das faixas exclusivas ocorreu em 2012. Segundo a prefeitura, no corredor da Avenida T-63, a fluidez aumentou entre 14% e 26% nos horários críticos. Além disso, dados da Delegacia de Crimes de Trânsito apontam que, em 2013, houve 275 mortes, número que diminuiu para 269 em 2014 e 221 em 2015.

O condutor de veículo não autorizado que trafegar nessas faixas, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), está cometendo uma infração gravíssima, sujeita a multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação. Ainda sobre as infrações, Torrubia afirma que estas preocupam a pasta.

“Além do nosso trabalho educativo, precisamos contar com o bom senso e o respeito às leis de trânsito por parte dos condutores. A faixa exclusiva existe para garantir segurança para os demais usuários da via pública em relação a um veículo de grande porte. Vale lembrar que em Goiânia táxis e veículos do transporte escolar têm a permissão de transitar pelo corredor”, explica.

O Mais Goiás solicitou os dados sobre excesso de velocidade na capital. Foram 469.266 em 2022, 441.281 em 2023 e 137.336 de janeiro a março deste ano.

Saiba como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas

O secretário explica como fazer a conversão onde existem essas faixas (Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário). Segundo ele, a situação é simples e segue as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto.