TRÂNSITO

Goiânia: Veja quais corredores exclusivos para ônibus serão liberados para motociclistas

Medida passa a valer a partir de segunda-feira (6/01)

Plano de Mabel para motos em corredores exclusivos para ônibus começa em 2/1
Plano de Mabel para motos em corredores exclusivos para ônibus começa em 2/1 (Foto: Jucimar de Sousa)

A partir desta segunda-feira (6), os motociclistas de Goiânia estão autorizados a usar corredores exclusivos para ônibus. A proposta foi apresentada ainda na campanha do novo prefeito Sandro Mabel (UB), que busca, segundo ele, aumentar a fluidez do trânsito na capital.

A liberação dos corredores foi iniciada na última quinta-feira (2), com um corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, logo após a posse de Mabel. Os corredores que serão permitidos para os motociclistas incluem as Avenidas T-63, T-7, T-9, 85, Universitária, além da Rua 10 e da Avenida Assis Chateaubriand.

Para a aplicar a novidade, Mabel afirmou que encomendou um levantamento de dados sobre os acidentes ocorridos em corredores de ônibus. Uma segunda pesquisa será realizada durante a implementação da nova regra. Essa análise vai avaliar o impacto da medida na segurança viária.

Destacou ainda que a liberação dos corredores acompanha regras rigorosas. Os motociclistas estão proibidos de embarcar ou desembarcar passageiros nos corredores e poderão acessar as faixas apenas em seções permitidas ou em cruzamentos.

Especialistas em trafego alertam que tanto os motoristas de ônibus quanto os motociclistas vão precisar de atenção redobrada devido às diferenças de tamanho dos veículos e aos pontos cegos que podem gerar riscos nas vias. Para evitar acidente, os motociclistas devem evitar trafegar ao lado dos ônibus e não entrar em curvas próximas a eles.