GOIÂNIA

Após centro, prefeitura de Goiânia mira revitalização do Bosque dos Buritis

Prefeitura vê o projeto como uma extensão do Centraliza

Paço prepara revitalização do Bosque dos Buritis (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Com a requalificação do centro em andamento e o projeto na Câmara dos Vereadores de Goiânia, a prefeitura deve mirar, em 2024, na requalificação do Bosque dos Buritis, no setor Oeste. Desde julho há um contrato firmado entre a secretaria de Finanças (Sefin) e o escritório especializado em paisagismo Burle Marx e Cia Ltda, que conduz os estudos da região.

A proposta foi novamente citada pela pasta aos empresários na última reunião do Fórum de Entidades Empresariais, realizada na segunda-feira (11). “A prefeitura quer deixar uma marca para que o Bosque dos Buritis seja um grande indutor do turismo no centro de Goiânia”, afirmou a chefe de gabinete da Sefin, Ana Helena Borges, aos representantes do setor produtivo. Apesar de estar localizado no setor Oeste, o parque é visto como essencial na região central.

Presente na reunião representando o prefeito Rogério Cruz, o secretário de Governo, Jovair Arantes, emendou dizendo que, apesar de embrionário, junto com o Centraliza, a revitalização do Bosque dos Buritis promoveria uma “grande revolução em Goiânia”. 

Para além dos estudos paisagísticos e de infraestrutura, há também um mote que vai focar na drenagem da região. Existe a preocupação dos moradores da região com relação aos pontos de alagamento. Além de catapultar o Parque a um dos principais pontos turísticos do município, os técnicos também estão trabalhando em tecnologias para melhorar a drenagem da região.

Por isso, estudos são conduzidos em conjunto com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e o escritório de arquitetura. Uma reunião na semana passada indicou possíveis soluções de tecnologia para a drenagem da região. O setor produtivo reagiu bem à proposta. 

O Mais Goiás já havia mostrado que alguns empresários presentes na reunião como o presidente da Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti haviam cobrado celeridade na tramitação do projeto de requalificação do Centro de Goiânia ao Paço Municipal. Titular da secretária de Governo, Jovair Arantes (Republicanos) explicou que não havia pressa em sua aprovação. Afinal de contas, ações estruturantes como a troca da iluminação das vias por LED já estavam em andamento.