Coronavírus: bares de Goiânia fecham acordo com sindicato de funcionários
Com isso, empresário não terá que arcar com custos de trabalhador afastado enquanto estabelecimento estiver fechado
Por conta do avanço da pandemia do novo coronavirus (Covid-19), o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares no Estado de Goiás (Sechseg) negociou uma especifica Convenção Coletiva de Trabalho do Coronavirus com o Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiás (Sindbares), e fecharam um acordo para que ninguém fique prejudicado.
“Está sendo elaborado um documento que vai conter todas as regras para cada empresa. Queremos ajudar o país a sair dessa crise de saúde e ao mesmo tempo não queremos que o trabalhador seja prejudicado. Por isso, essa negociação foi pensada para todos os lados”, explica o presidente Marlos Luz
A partir desta terça-feira (17), empresas do ramo que suspender as atividades terá que preencher um formulário comunicando ao Sechseg o período de fechamento. Com isso, o empresário não terá que arcar com os custos trabalhistas do trabalhador afastado enquanto o estabelecimento estiver fechado.
Para ajudar o trabalhador, a empresa deverá pagar os dias já trabalhados, antes do fechamento. O contrato do empregado só volta a valer quando a empresa reabrir novamente.
Marlos lembra ainda, que as mudanças da CCT do Coronavirus vale apenas para empresas representadas pelo Sindbares no período determinado em cada formulário.
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira