“Não vou repetir secretários”, diz Mabel sobre nova reforma administrativa em Goiânia
Declaração foi feita durante a última reunião com equipe de transição.
O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que a Reforma Administrativa da cidade será apresentada nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal. A declaração foi feita durante a última coletiva de imprensa do processo de transição, realizada nesta segunda-feira (9). A proposta promete reorganizar as estruturas do município e criar novas secretarias.
Mabel afirmou que não repetirá nomes que integraram o atual secretariado, apesar de reconhecer a competência de alguns profissionais. “O Paranhos [Wellington Paranhos, Comandante da Guarda Civil] é uma pessoa que eu tenho uma admiração grande por ele. Acho que ele é um bom comandante, mas a nossa ideia não é repetir secretários”, destacou.
Entre as novidades previstas na reforma, está a criação de uma Secretaria de Gestão de Negócios, que terá como objetivo aumentar a eficiência e a arrecadação de recursos em áreas estratégicas. Como exemplo, o prefeito eleito citou a situação do Zoológico de Goiânia, que gera altos custos para o município e pouca receita.
“O zoológico custa 4 milhões por ano, mais a folha de pagamento, e arrecada 119 mil reais. Eu te pergunto, pra quê que a gente precisa ter um zoológico tão caro desse? Você já viu algum patrocinador lá, um lançamento de um carro, um desfile de moda, alguma coisa dentro do zoológico? Não. Por quê? Porque não se busca esse tipo de receita”, criticou.
Mabel explicou que a nova secretaria terá a missão de buscar parcerias e otimizar os custos de operações como essa, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados a áreas prioritárias, como saúde e educação.
O Prefeito eleito também ressaltou a importância de implementar um sistema robusto de gestão, citando a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) como um exemplo de órgão que precisa de mais transparência.
“O balanço da Comurg é um balanço fechado. Você não tem a despesa por área, você não consegue enxergar isso daí. Então, você não consegue fazer gestão. Vamos implantar um sistema de gestão forte”, afirmou.
Outra mudança relevante será a criação de uma secretaria específica para licenciamento e fiscalização, concentrando atribuições atualmente dispersas entre diversos órgãos. Segundo Mabel, essa reestruturação vai acelerar processos e aumentar a eficácia das atividades.
“Não vai existir fiscalização na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), licenciamento na AMMA, na Secretaria de Planejamento, não. Esse pessoal vai fazer a atividade fim deles. Nós vamos ter uma secretaria especializada nesse assunto, até para fazer os processos andarem mais rápido”, detalhou.