//
O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) tem sido palco de inúmeras atrações artísticas e ponto de encontro para pessoas de todas as idades, com agenda marcada por eventos de vários estilos. O Centro também é uma atração pela extensa área ao ar livre, muito utilizada para passeios de skates, patins, bicicleta e outras atividades de lazer.
Inaugurado há oito anos, o complexo é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), gerenciado pelo Gabinete Gestor do CCON. Nele, funcionam o Museu de Arte Contemporânea (MAC); Palácio da Música; biblioteca, auditório, Monumento aos Direitos Humanos e a parte administrativa do Centro Cultural, além da Esplanada Cultural Juscelino Kubitschek.
O local tornou-se referência por abrigar apresentações de dança, música, teatro e exposições, além de feiras gastronômicas, de arte, moda, carros antigos e outros. Um espaço democrático para produtores, artistas, empresas, associações, entidades filantrópicas, segmentos do governo e público em geral.
Só no primeiro semestre de 2015, por exemplo, o CCON recebeu mais de 20 eventos com atrações regionais, nacionais e internacionais, movimentando o calendário cultural de Goiânia. Na agenda, passaram pelo local a 54ª edição do Show do Esqueleto, promovido pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal (UFG), o EARQ (Encontro de Arquitetura e Design); o CONAD (Congresso Nacional de Administração), e o Festival de Arte-Educação, realizado pela Rede Municipal de Educação, com dança, teatro, música e exposição de artes visuais, além de outras atividades como oficinas, workshops e visitas de alunos das redes municipal, estadual e particular.
Dança
A dança também foi destaque no complexo com a 3ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás. O evento levou ao Centro Cultural 45 companhias de dança, com 500 bailarinos e a participação de renomados professores, apresentações de dança e uma mostra competitiva com grupos de várias partes do país. Entre as estrelas do mundo da dança participaram do festival os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob, que veio ao Brasil pela primeira vez.
Música
Os shows musicais ocupam maior parte da programação do Oscar Niemeyer. O Palácio da Música recebeu no mês de junho o consagrado músico Caetano Veloso, na abertura do Festival Bananada 2015. Foram três dias de muito agito e uma múltipla programação. Ainda em junho, o cantor Oswaldo Montenegro encantou o público com o show 3X4.
Festivais com grandes estruturas e que já fazem parte do calendário da cidade estão programados na Esplanada JK, contando com um público diversificado, como o Vaca Amarela, Tatoo Rock, Goiânia Noise Festival, Skate Rock Sessions, GOFashion, incluindo ainda apresentações e gravações de DVDs de música sertaneja.
Concertos
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), com sede no Centro Cultural, tem brindando a plateia com o melhor da música clássica. Recentemente realizou um magnífico concerto interpretando trilhas de cinema, quando reuniu mais de 4 mil pessoas no Palácio da Música. Para atender aqueles que não tiveram a chance de assistir a apresentação, o mesmo concerto foi realizado no Parque Flamboyant, atraindo outra plateia significativa e comprovando o quanto o público goiano almeja e aprecia entretenimentos culturais como esses. Com uma agenda de atividades até o fim do ano, a orquestra abriu sua segunda turnê nacional, na terça-feira, dia 7, com espetáculo em Goiânia; na sequência segue para três cidades paulistas, incluindo a renomada Sala São Paulo, além de participação no consagrado Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP).
Arte
No Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), um dos espaços mais significativos das artes plásticas em Goiás, foram realizadas 25 exposições de renomados artistas, dentre eles Leminski, Siron Franco, Ana Maria Pacheco e Pitágoras. Mostras de outros mestres também estão programadas, como Iza Costa, Célio Braga, Antônio da Malta, Marcelo Solá, Juliano Moraes e Antônio Poteiro. A última mostra em cartaz no local, até domingo, dia 5, foi Um Só Corpo, reunindo trabalhos da Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, com uma visão contemporânea, reflexiva e plural sobre os temas mais representativos que impulsionam o fazer artístico nesses países.
Lazer
Nos finas de semana, a Esplanada JK é o lugar dos adeptos de esportes, atraindo um público plural, numa média de cinco mil passantes. O espaço é ideal para skates, bicicletas, patins, soltar pipas e ponto de encontro diário para treinos e manobras esportivas. Como atrativo a mais, o local ainda abriga as feiras com seus food trucks para os frequentadores se deliciarem. O evento reúne carrinhos gourmet, traillers, tendas, quiosques e caminhões de comidinhas. São oferecidas ainda opções de artes e artesanato, além de espaço infantil e música ao vivo.
Café de Ideias
Outro grande atrativo é Café de Ideias, projeto concebido pelos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) Nars Chaul e Lisandro Nogueira, que teve sua estreia no primeiro semestre de 2012 e que será retomado em setembro deste ano.
Em seis edições, a iniciativa recebeu pensadores como Renato Janine (professor de Filosofia da USP), Eliane Brum (escritora e jornalista da revista Época), Marilena Chauí (escritora e professora da USP), Flávio Gikovate (psiquiatra pela USP), Mary Del Fiori (historiadora pela PUC/RJ e USP), Roberto DaMatta (historiador pela UFF/RJ), Márcia Tiburi (doutora em filosofia pela UFRGS), Fernando Gabeira (jornalista), Vladimir Safatle (professor de Filosofia pela USP) e Ismail Xavier (professor e crítico de cinema), Luiz Carlos Bresser (economista) e Cacá Diegues (cineasta), dentre outros.
Novidades
O Centro Cultural trabalha para oferecer futuramente ao público mais opções de entretenimento e lazer como o restaurante, café e bar. Ainda esse ano, devem ser inauguradas duas salas de cinema que estão em fase de acabamento. Elas serão administradas pelo Grupo Lumière, vencedor de uma licitação realizada pelo governo estadual. O cinema ficará nos subsolo do complexo, ao lado de uma bombonière e um bar.
Biblioteca
Já a biblioteca aguarda resposta das editoras quanto à entrega dos títulos. O projeto da biblioteca é algo inovador e deve surpreender a população goiana com a parte virtual, uma física e uma destinada às crianças.
Essas e muitas outras atrações esperam o público no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Todos os dias, a programação dos espaços do CCON é divulgada pelas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) e pelo site: http://www.ccon.go.gov.br.