OTIMIZAÇÃO

Sincronização de semáforos em Goiânia: prefeitura começa a instalar sensores

A ação possibilitará sincronização dos semáforos de Goiânia

Desde a última segunda-feira (18/12), equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) da Prefeitura de Goiânia começaram a implantação de sensores de vídeo para dar inicio ao processo de sincronização semafórica da cidade. O processo já havia sido adiantado em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, pelo titular da pasta, Marcelo Torrubia.

O ponto de partida para a montagem é a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, haja vista o alto volume de veículos que trafegam pelo local. Os equipamentos serão instalados em outras vias de Goiânia, especialmente em cruzamentos semaforizados que possuem alto tráfego. 

Os sensores vão preparar os semáforos para a instalação das câmeras que vão monitorar o trânsito. A princípio serão 60 câmeras instaladas que já estão com a SMM. Ao Mais Goiás, Torrubia havia adiantado que além da Jamel Cecílio, corredores como a T63, T9 e T7 também devem receber o equipamento.

De acordo com a SMM, os sensores podem identificar a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles. Essas informações serão utilizadas para determinar o tempo de verde ou vermelho para cada semáforo. “A ação permitirá que os tempos semafóricos se adaptem automaticamente à necessidade de fluidez das vias, garantindo maior segurança e menor tempo nos deslocamentos”, destaca por meio de nota.A SMM informou que a implantação dos sensores respeitará os tempos de segurança e a sincronia com os demais semáforos da via, garantindo maior fluidez e, portanto, maior segurança e menor tempo nos deslocamentos.