Tecnologia pode ampliar em 30% oferta de radioterapia no Araújo Jorge
Acelerador linear adquirido pelo hospital reduz em até 60% o tempo gasto com sessões de tratamento, o que permitirá que mais pessoas sejam atendidas
O Hospital Araújo Jorge recebeu na última semana um novo acelerador linear, tecnologia de ponta que ajudará pacientes na luta contra o câncer. O equipamento, adquirido há alguns meses, deverá ampliar em cerca de 30% a quantidade de pessoas atendidas diariamente no setor de radioterapia. O investimento foi de R$ 7 milhões, custeado com recursos da própria unidade.
A estimativa, segundo o chefe do setor de radioterapia, o médico Jean Paiva, é que o equipamento reduza em até 60% o tempo médio de 20 minutos das sessões de tratamento. Assim, espera-se que pacientes sofram menos com dores, uma vez que estarão expostos a ondas de radiação por um período menor.
Atualmente, o hospital conta com três aceleradores lineares, todos com mais de 20 anos de uso, e atende diariamente uma média de 350 pessoas. A instituição também é referência no tratamento de câncer no Centro-Oeste, assim, diante da grande procura, o HAJ optou pela troca do equipamento mais antigo da instituição.
“A aquisição deste acelerador linear e do novo sistema de planejamento nos coloca na mesma posição tecnológica dos maiores centros de referência em oncologia do mundo. Além disso, como instituição que abriga a Residência Médica em Rádio Oncologia, formaremos profissionais ainda mais capacitados”, reforçou o médico.