CIDADE

Goianiense deixa mais de 45 mil toneladas de entulho nas ruas por mês, diz prefeitura

Comurg limpa todo dia áreas públicas em que são descartados entulhos da construção civil, móveis, animais mortos e galhadas de árvores

Prefeitura recolhe 45 mil toneladas de entulhos por mês em vias públicas de Goiânia (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Goiânia recolheu uma média mensal 45 mil toneladas de entulho das ruas nos primeiros três meses do ano. São dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Companhia de Urbanização da capital (Comurg), órgão responsável pelo serviço.

Embora o número assuste, ainda assim ele é menor do que o registrado em 2021, ano em que a média foi de 53 mil toneladas por mês. No ano passado inteiro, as equipes da Comurg recolhereram 632 mil toneladas.

São, na maior parte das vezes, entulhos da construção civil, móveis velhos, animais mortos, galhadas de árvores e até lixo doméstico. Goiânia possui 125 áreas classificadas como pontos de transbordo irregular, ou seja: locais em que o descarte indevido é mais frequente. Caso a prefeitura flagre esse comportamento, cabe aplicação de multa que pode variar de R$ 5 mil a R$50 milhões, a depender do dano ambiental.

De acordo com o Código de Posturas do Município, o descarte final de entulhos é responsabilidade de seus geradores. Nesses casos, o munícipe deve contratar uma empresa especializada para a execução do serviço, ou levar o lixo até o Aterro Sanitário.

A Prefeitura é responsável apenas pelo recolhimento do resíduo urbano orgânico, limpeza de praças, canteiros centrais e passeios públicos. “A limpeza de lotes e terrenos particulares é de responsabilidade do proprietário. Esse serviço, inclusive, é cobrado no ITU anualmente”, lembra o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Orientação sobre descarte de entulhos

Por mês, a prefeitura aplica três mil notificações administrativas com objetivo de coibir o descarte irregular. Dessas, 80% são atendidas. As orientações dadas por meio de notificação envolvem informações sobre horário e locais corretos de coleta, e conscientização sobre os danos causados à cidade e ao meio ambiente.

Após a notificação, dá-se prazo de três dias para o contribuinte fazer a retirada e limpeza de calçadas, e oito dias para limpeza de terrenos e lotes baldios. Caso o serviço não seja executado dentro do prazo, a notificação é encaminhada para Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), para as medidas cabíveis.

Ecopontos

A Comurg disponibiliza quatro ecopontos para o descarte correto de entulhos, recicláveis, óleo de cozinha e demais resíduos. Para solicitar o serviço e conferir os endereços, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62)98596-8555, e teleatendimento (62)3524-8555.