Mundo

Goiano é condenado a oito anos por fazer parte de célula do Estado Islâmico, na Espanha

Outras nove pessoas, sendo cinco marroquinos e quatro espanhóis, também foram presos. Mãe do goiano alegou que irá recorrer da decisão e que acredita na inocência do filho

O goiano Kaique Luan Ribeiro Guimarães foi condenado há oito anos de prisão por fazer parte de uma célula jihadista ligada do Estado Islâmico. Além dele, outras nove pessoas também foram condenadas, sendo cinco marroquinos e quatro espanhóis conforme divulgado por uma agência internacional.

Conforme informou a GloboNews, Kaique foi detido quando tentava atravessar a fronteira da Turquia para chegar a Síria. Ele já era monitorado pela polícia de Catalunha, por indícios de ter ligações com uma célula do Estado Islâmico. Além disso, junto com o grupo, o goiano planejava ataques em Barcelona.

Ele foi levado a Espanha, onde foi condenado. Três líderes do grupo foram condenados a 12 anos de prisão. Para o canal fechado, a mãe do goiano alegou que vai recorrer e que acredita na versão do filho, de que ele estava de férias na Turquia e que seu filho é um cidadão de bem.

O Itamaraty foi procurado pela reportagem e informou que está apurando o caso.

Com informações do G1