Goianos podem esperar calor e tempo seco para o feriado
Goiânia está no alerta de baixa umidade decretado pelo Inmet
A previsão do tempo para o feriado prolongado em Goiânia é de calor intenso. Ontem (10), foi considerado o dia mais quente do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A chefe de meteorologia do Inmet, Elizabete Alves Ferreira, explicou que o mês de outubro é marcado por uma transição entre o período de estiagem e o chuvoso. Além disso, uma massa de ar seco cobre Goiás, provocando uma queda na umidade do ar.
O feriado pode ser marcado por muito calor e umidade baixa. A tendência é continuar com temperaturas elevadas nos próximos dias, pois não há previsão de chuva até dia 19. O Inmet decretou estado de alerta em Goiás, uma vez que a umidade deve ficar entre 12% e 20%. Segundo o órgão, há risco de incêndios florestais e à saúde, perincipalmente ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O fim de semana deve ter máximas de 37°C. A dica da meteorologista é aproveitar piscinas e passeios ao ar livre para diminuir a sensação térmica que deve estar elevada durante o feriado.
*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.