Goianos seguram passageiro que tentava abrir porta de avião em voo para o Panamá
Para o advogado Everaldo Torres Cordeiro, "faltou mais técnica a tripulação do avião"
Um passageiro da Copa Airlines que saiu de Brasília (DF) rumo a Cidade do Panamá, no Panamá, quase causou um acidente ao tentar abrir a porta da aeronave durante o voo, na terça-feira (5). Ele precisou ser contido pelos goianos Marcelo Ribeiro e Everaldo Torres Cordeiro e outros presentes.
Ao Mais Goiás, o advogado Everaldo informou que estava em viagem oficial para Santo Domingo, na República Dominicana, com conexão no Panamá. “O voo saiu de Brasília às 2h da manhã e acredito que tinha aproximadamente 240 passageiros. Eu estava nas últimas fileiras, na poltrona 29F e, por volta das 5h, ouvi uma comissária gritando para outro comissário que tinha um passageiro tentando abrir a porta do fundo do avião”, narra.
Nesse momento, o goiano, que é de Cabeceiras, mas mora em Brasília, disse que um comissário foi até o homem, que parecia em surto, e pediu para ele se deitar, mas o indivíduo o empurrou e continuou a tentar abrir a porta. Como estava no fundo do avião, fui até o homem, tentando convencê-lo a desistir da ideia, mas fui ignorado. Foi quando, de repente, começou a gritaria e a chegar mais gente. Dei uma rasteira nele e chegaram vários outros passageiros.”
Ainda no chão, o homem continuava a se debater. Everaldo revela que pensou até que os outros passageiros poderiam matar o homem em pleno voo. Foi então que ele decidiu se afastar e filmar para de alguma forma se preservar. “Por fim, os passageiros conseguiram amarrá-lo em uma poltrona e foi quando o piloto pode aterrissar e os policiais o prenderam.” Ele ainda conseguiu se soltar uma vez para tentar abrir a porta, mas foi novamente detido. Para o advogado, “faltou mais técnica a tripulação do avião”.
Após a ocorrência, forças de segurança foram acionadas e ficaram responsáveis pelo homem quando o avião pousou. A Copa Airlines disse, em nota, que a “tripulação agiu rapidamente e, com a assistência de alguns passageiros, aplicou os protocolos de segurança necessários para controlar a situação até o pouso no Panamá”. Além disso, classificou o passageiro como “indisciplinado. Segundo a companhia, após o pouso, a equipe de segurança nacional entrou na aeronave e retirou o passageiro. Ele foi levado às autoridades judiciais.
Nota da empresa aérea Copa Airlines:
“No voo CM204 da Copa Airlines de Brasília para o Panamá, hoje, 5 de novembro de 2024, houve uma situação durante a fase de pouso em que um passageiro indisciplinado tentou abrir uma das portas da aeronave. A tripulação agiu rapidamente e, com a assistência de alguns passageiros, aplicou os protocolos de segurança necessários para controlar a situação até o pouso no Panamá.
Ao chegar ao Panamá, a equipe de segurança nacional entrou na aeronave e retirou o passageiro, conduzindo-o às autoridades judiciais. Graças ao profissionalismo da tripulação, a segurança do voo e dos passageiros foi protegida.“