COVID-19

Goiás: adolescentes serão imunizados quando adultos receberem a 1º dose

Em Goiás, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ocorrerá após a imunização…

Em Goiás, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ocorrerá após a imunização da população adulta com, pelo menos, uma dose da vacina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estima-se que a população com mais de 18 anos seja imunizada até setembro deste ano.

Em anúncio feito pelo ministro Marcelo Queiroga, nesta semana, a inclusão do grupo de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

De acordo com nota enviada pela SES-GO, o Estado deve continuar seguindo as definições do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde (MS). “Dessa forma, aguarda as orientações técnicas da pasta”.

Em Goiânia, a Secretaria de Saúde informou, por nota, que segue o mesmo planejamento emitido pelo Estado. Ainda segundo a nota tripartite divulgada na última  terça-feira (27), após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou mais), será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações.

Veja a íntegra das notas:

“A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que continua seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde (MS) que decidiu não antecipar a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer. A respeito da vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, a SMS também seguirá o Plano Nacional de Vacinação (PNV) que prevê que eles serão  incluídos na campanha somente após a população maior de 18 anos receber ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.”

Secretaria de Saúde de Goiânia

NOTA – SESGO

“O Estado de Goiás seguirá, como já é realizado, as definições do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde (MS). Dessa forma, aguarda as orientações técnicas da pasta.

De acordo com a nota tripartite divulgada nesta terça-feira (27/07), a vacinação dos adolescentes ocorrerá após a imunização da população adulta, com pelo menos uma dose da vacina. Para Goiás, estima-se que a população com mais de 18 anos seja imunizada até setembro deste ano.

Ainda de acordo com o documento, a vacinação de adolescentes deverá priorizar aqueles que apresentam comorbidades. O intervalo entre as doses seguirá as orientações do MS.”

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás