Educação

Goiás alcança 4º lugar em ranking de alfabetização

Goiás ficou atrás apenas de Ceará (85%), Paraná (73%) e Espírito Santo (68%)

Dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que Goiás alcançou a 4ª colocação no ranking nacional de alfabetização. Ao todo, 67% dos alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental em 2023, resultado superior à média nacional (56%).

Goiás ficou atrás apenas de Ceará (85%), Paraná (73%) e Espírito Santo (68%). Em levantamento anterior, realizado em 2021, Goiás tinha índice de alfabetização de 39%.

“Em Goiás, no ano de 2021 mais de 70% das crianças não sabiam ler e nem escrever, muito menos interpretar texto no segundo ano do ensino fundamental. E, hoje, chegamos a esse nível, um avanço substantivo implantado no estado”, destaca o governador Ronaldo Caiado. O resultado foi apresentado pelo governo federal em evento realizado no Palácio do Planalto na última quarta-feira (28).

Alfa Mais Goiás
De acordo com a Secretaria de Educação, o esforço para melhorar a alfabetização está concentrado no programa Alfa Mais Goiás, criado em 2021. Consiste em oferecer material didático, cursos de formação para professores e atividades especiais.

Para Caiado, o investimento nesta fase da vida escolar das crianças é fundamental para assegurar oportunidades no futuro. Ele explica que deficiências na alfabetização provocam “sequelas enormes nos jovens, que não têm condições de cursar uma faculdade no futuro, em decorrência da falta de uma base sólida”.

“Goiás assumiu esse compromisso e hoje já temos registradas 300 mil crianças atendidas, é um marco histórico. Temos 14 mil professores cadastrados e ajudamos a cuidar de 3,2 mil escolas”, ressaltou a secretária da Educação, Fátima Gavioli.