Goiás amplia faixa etária para vacinação contra HPV
Medida temporária vai permitir a imunização de adolescentes de 15 a 19 anos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) amplia, a partir de abril, a faixa etária para vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A medida temporária vai permitir a imunização – disponível no SUS – de adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, nas unidades de saúde goianas.
Segundo o governo, o intuito é proteger quem não recebeu a dose na idade recomendada (de 9 a 14 anos), além de reduzir os riscos de câncer associado ao vírus (colo do útero, pênis, boca e ânus). A ampliação vai até 30 de junho. Depois, ela retorna ao público original.
Dados da Coordenação de Oncologia da SES, em 2022, informam o registro de 868 casos e 238 óbitos pelo câncer do colo do útero. Em 2023, foram 935 casos e 249 mortes, enquanto em 2024, 595 e 242, respectivamente. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que o HPV é responsável por 99% dos casos desse tipo de doença.
Além da ampliação da faixa etária, a secretaria orienta aos municípios diversificarem as estratégias de atendimento. Por exemplo, a vacinação em escolas, criação de horários alternativos e busca ativa de não vacinados para ampliar a cobertura vacinal.
Dose única
O esquema vacinal é de dose única desde 2023. Além disso, a SES reforça que o imunizante é seguro e eficaz. Informa, ainda, que a imunização é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus. “A vacina é uma ferramenta poderosa para proteger nossa população, especialmente os jovens, que estão em uma fase de maior exposição ao HPV”, afirma a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES, Cristina Laval.