CULTURA

Campanha arrecada 2,8 mil livros em Goiás; maioria vai para bibliotecas públicas

Iniciativa tem como propósito arrecadar livros para as bibliotecas públicas do Estado, além de incentivar a doação e troca de exemplares

Entre 14 de fevereiro e 15 de março deste ano, a Secretaria de Cultura (Secult) arrecadou mais de 2,8 mil obras na primeira fase da campanha de arrecadação de livros para bibliotecas públicas de Goiás.

Os livros arrecadados passaram pela análise da equipe técnica da Biblioteca Estadual Pio Vargas, que definiu o destino das obras. Dos títulos arrecadados, 1,5 mil já foram destinados para o Sistema Estadual de Bibliotecas, 1 mil para instituições bibliotecárias do interior, e o restante está sendo usado para abastecer o projeto Estante Literária, que distribui livros gratuitamente para a comunidade no Centro Cultural Marietta Telles.

“Com essa ação, queremos não só estimular como também reforçar a prática de doação para que isso se torne um hábito, isso porque o livro que você já leu pode ser de grande utilidade para outra pessoa, com um simples gesto”, ressalta a secretária interina de Cultura, Yara Nunes.

Durante a campanha, foram disponibilizados quatro pontos de coleta em prédios públicos. Além do Centro Cultural Marietta Telles, as doações foram entregues no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE).

Além da campanha itinerante, a Secult disponibiliza um ponto permanente para receber doação de livros na Biblioteca Estadual Pio Vargas, que fica no interior do Centro Cultural Marietta Telles. Portanto, as pessoas que quiserem fazer doações poderão se dirigir ao local, localizado na Praça Cívica.