1,3% da população de Goiás está abaixo da linha da pobreza, menor índice da história
Em relação a 2022, houve uma redução de 1,6 pontos na taxa de pobreza em Goiás, medida pelo Instituto Mauro Borges
Um levantamento realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e divulgado nesta quarta-feira (4) aponta que o estado de Goiás registrou em 2023 a menor taxa de pobreza da história. Os dados apontam que 1,3% da população está abaixo da linha de pobreza, definida em R$ 210 de renda domiciliar per capita.
Em relação a 2022, houve uma redução de 1,6 pontos (de 2,9% para 1,3%), ou seja, mais de 110 mil pessoas saíram desta condição em um ano.
Além disso, Goiás lidera no combate à extrema pobreza, que é medida pela linha de R$ 110 per capita. Em 2023, a taxa foi de 0,8%, a menor do país, enquanto a média nacional é de 1,7%.
Programa de Combate à Pobreza
O Goiás Social integra projetos, benefícios e ações que combatem a miséria e a desigualdade por meio de assistência emergencial, protetiva e emancipatória. Entre as iniciativas do Goiás Social, estão os programas NutreBem, Dignidade Menstrual, Aquecendo Vidas, Nordeste Solidário, Mães de Goiás, Aluguel Social, Família Acolhedora, Dignidade, Restaurante do Bem, Aprendiz do Futuro, ProBem, Bolsa Estudo, Crédito Social, PAA Goiás e Goiás por Elas.