Goiás avança na captação de órgãos para transplantes
As ações da Central de Transplantes de Goiás na Campanha Setembro Verde têm refletido na maior…
As ações da Central de Transplantes de Goiás na Campanha Setembro Verde têm refletido na maior adesão pela doação de órgãos. Tanto que a central teve número recorde de captação de órgãos neste ano. No Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), foram 49 doadores efetivos em menos de 9 meses, contra 48 em todo o ano de 2016. Nesta quinta-feira, dia 21, no Hugo foram captados três órgãos.
“Ao se iniciar a captação de hoje atingirmos o maior número de doações efetivas por ano, ainda estando em setembro, e levando-se em consideração toda a série histórica da Central”, diz o gerente da Central de Transplantes, Fernando Castro. Dos 49 doadores de 2017, foram captados 139 órgãos, entre rins (94), fígado (27), coração (12), pâncreas (4), córneas (1016) e pulmões (2). Em 2016 foram 124 durante todo o ano.
De julho até o dia 20 de setembro houve uma maior quantidade de doações em comparação a todo o primeiro semestre de 2017 (25 contra 24). Somente em setembro foram nove doadores ativos, com a captação de 23 órgãos. A variação de idade dos doadores está entre 3 meses a 61 anos. Além do Hugo, outros hospitais também realizaram captação, entre eles o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hugol), Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana), dentre outros.
“Como gerente da central só tenho a agradecer o empenho de todos que, diuturnamente, tem trabalhado em prol das doações e transplantes, doando-se um pouco a cada dia”, agradece Fernando aos colaboradores. Ele pontua que pacientes de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, além de Goiás, receberam os órgãos captados nesse mês em Goiás.
Bebê com três meses
Na última sexta-feira, dia 15, um bebê de apenas três meses de idade tornou-se o doador de órgãos mais jovem de Goiás em captação realizada no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A família do pequeno paciente consentiu com a doação após a criança ser vítima de um traumatismo cranioencefálico (TCE) que, apesar de todos os esforços da equipe multidisciplinar do hospital, foi fatal.
Setembro Verde
Doação de Órgãos Transformando Vidas. Esse é o tema da Campanha Setembro Verde deste ano para conscientizar a população sobre a importância de se tornar doador de órgãos e tecidos. “Precisamos alertar a sociedade que é preciso doar órgãos e tecidos e compartilhar esperança a pessoas que esperam por uma nova oportunidade de retomar suas vidas”, diz o secretário Leonardo Vilela. Durante todo o mês de setembro está acontecendo atividades em hospitais e parques da capital em alusão a campanha.
Agenda
22 de setembro
Local: Huana – Exposição Fotográfica “Doar o Melhor de Si”
Horário: todo o dia
25 de setembro
Local: Hugol – Exposição Fotográfica “Doar o Melhor de Si”
Horário: todo o dia
Local: HGG – Hall do Piano – Abertura da exposição sobre os 60 transplantes realizados no HGG em 2017
Horário: 8 horas
Dia 26 de setembro
Local: Hugo – Exposição Fotográfica “Doar o Melhor de Si”
Horário: todo o dia
Dia 27 de setembro
Local: HGG – Auditório – Coletiva de Imprensa
Horário: 9 horas
Local: Hipermercado Carrefour (Setor Sudoeste)
Horário: 14 horas
Local: Parque Flamboyant – Caminhada e Conscientização da População
Horário: 17 às 20 horas
28 de setembro
Local: HGG – Palestra para colaboradores / usuários com a Dra. Simone Skaf, psicóloga, Coordenadora de Distribuição de Órgãos e Tecidos da Central de Transplantes
Horário: 14 horas / 15h30
29 de setembro
Local: Huapa – Encontro de CIHDOTTs –
Palestra e conscientização
Mais informações: (62) 3201-3811