saúde

Goiás chega a 12 casos de varíola dos macacos; 9 são em Goiânia

Dois casos são em Aparecida de Goiânia e um em Inhumas

Foto: Organização Mundial de Saúde

Na última sexta-feira (22), subiu para 12 o número de casos confirmados de Monkeypoxvaríola dos macacos – em Goiás. Em Goiânia, são nove casos; dois em Aparecida de Goiânia e um em Inhumas. Outras 16 notificações estão sendo investigadas.

Conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), na quinta-feira (21) eram dez casos. Todos os contaminados são homens, na faixa de idade dos 26 aos 43 anos.

Segundo a SES-GO, até o momento não há transmissão comunitária de varíola dos macacos no Estado. A Secretaria tem feito treinamentos frequentes com toda a equipe de saúde sobre a vigilância, atendimento e diagnóstico da doença.

Em todo o mundo são 15.848 casos confirmados com cinco mortes.

Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil chegou a 607 casos confirmados de varíola dos macacos na última sexta-feira (22). A doença concentra-se principalmente em São Paulo. No total, conforme dados do ministério, o estado registrou 438 diagnósticos positivos da doença até esta sexta, representando cerca de 72% do total.

O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em 9 de junho em São Paulo. Desde então, a varíola dos macacos já foi registrada em outras 13 unidades da Federação.

Emergência de saúde global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu neste sábado (23) o avanço da varíola dos macacos como uma emergência global de saúde. A entidade levou em consideração o cenário “extraordinário” da doença, que já chegou a 70 países. A emergência pode desencadear alertas contra a propagação do vírus e propiciar investimentos em pesquisas que investiguem as causas da doença e tratamentos eficazes. Leia na íntegra!