Goiás e Distrito Federal inauguram sistema produtor de água em Valparaíso (6)
Estação de Tratamento de Água vai atender quatro cidades do DF e outras quatro de Goiás
Os governos de Goiás e do Distrito Federal inauguraram, nesta quarta-feira (6), o Sistema Produtor Corumbá, em Valparaíso de Goiás. A primeira etapa da obra, com mais de R$ 440 milhões em investimentos, apresenta capacidade de produção de 2,8 mil litros por segundo de água tratada para 1,3 milhões de moradores de quatro municípios do DF e de Goiás.
Indiretamente, toda a parcela oeste do DF será beneficiada. Em Goiás, serão beneficiados os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama.
O sistema reforça e amplia o abastecimento de água tratada da região sul do Distrito Federal, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.
A obra, que está sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), permitirá segurança hídrica e extinguirá o racionamento nas próximas décadas, segundo informou as companhias.
Ao todo, foram construídos, a Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 km de adutora DN1.200mm, 38 km de linha de transmissão e subestações elétricas de 138 kV.
O funcionamento do Sistema capta a água no Lago Corumbá IV, passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, em Luziânia, e segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso de Goiás. Depois de tratada, é encaminhada através de redes de distribuição para os imóveis.