Goiás é foco de operação federal integrada de combate a incêndios florestais
Ação terá início "conforme necessidade e demanda dos estados nos meses de agosto a novembro"
Goiás é um dos 11 estados escolhidos pelo governo federal para receber uma operação integrada de combate a incêndios florestais e crimes ambientais. Lançado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação Guardiões do Bioma terá início “conforme necessidade e demanda dos estados nos meses de agosto a novembro”.
De acordo com informações do MJSP, o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, que prevê a Operação Guardiões do Bioma, terá “atuação intensa na repressão aos crimes contra o meio ambiente com participação da Polícia Federal”, e acontecerá de forma integrada com o envolvimento das secretarias de segurança públicas estaduais e o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
O plano envolverá cerca de seis mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de ocorrências em 11 estados do Cerrado, Pantanal e Amazônia. Goiás, cujo bioma Cerrado cobre parte majoritária do estado, será o foco inicial da operação junto com outros 10 estados. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Incêndios em Goiás
De acordo com registros do Corpo de Bombeiros, Goiás teve 3.458 ocorrências de incêndio florestal de janeiro a julho deste ano. Inclui-se em incêndio florestal os incêndios em vegetação e em cultura agrícola.
O mês campeão de incêndios, conforme os Bombeiros, foi junho, com 1.119 ocorrências. Em seguida está julho, com 956 ocorrências e, logo depois, maio, com 818 ocorrências.