Goiás é o sexto estado com mais avistamento de OVNIs no Brasil
Pará lidera a lista com 133 registros entre 1954 a 2018
Goiás é o sexto Estado com mais avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIs) no Brasil, com 48 registros. Os dados são do sistema de informação do Comando da Aeronáutica Brasileira e abragem o período de 1954 a 2018.
Nos mesmos anos, o País teve 743 avistamentos. O Estado com o maior número foi o Pará, com 133. O Distrito Federal aparece em segundo lugar, com 108 registros. Em seguida, vem São Paulo (103), Paraná (96) e Rio Grande do Sul (50). Assim como Goiás, Minas Gerais teve 48 avistamentos, conforme o Comando da Aeronáutica.
Vale citar, OVNI é uma sigla que designa qualquer objeto no céu que não é identificado imediatamente. Ou seja, não se trata necessariamente de extraterrestres.
Pará, o campeão de avistamentos e a Operação Prato
O campeão de avistamentos, o Pará, foi o Estado brasileiro alvo da Operação Prato, que investigou OVNIs em 1977. O caso aconteceu no município de Colares, quando moradores da região e de cidades próximas relataram luzes cintilantes e objetos voadores com movimentos ágeis e estranhos no céu.
Com a repercussão, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a apurar os relatos. À época, o comandante da operação, coronel Uyrangê Hollanda, teria ficado cético, inicialmente, mas mudou a percepção ao presenciar anormalidades na região. Quando ele relatou o ocorrido aos superiores, a operação foi suspensa.
O militar chegou a dar uma entrevista para ufólogos, nos anos 1990, mas morreu logo após, sendo encontrado morto em casa, enforcado em seu quarto com a corda do roupão. Na ocasião, disseram que ele havia cometido suicídio por sofrer com depressão, mas a família negou, afirmando se tratar de um assassinato – levantando mais conspirações sobre o assunto.
Em entrevista a BBC, há alguns anos, o editor da revista UFO, Ademar José Gevaerd, disse não acreditar que a Aeronáutica tivesse disponibilizado todas as informações sobre o caso. “Aquele monstro azul, embora tivesse um brilho muito forte, podia ser olhado diretamente sem que ardessem as vistas”, declarou Hollanda ao periódico, em agosto de 1997.
Avistamentos de OVNIs pelo País
- Piauí – 0
- Amapá – 0
- Alagoas – 1
- Acre – 1
- Maranhão – 1
- Roraima – 1
- Rio Grande do Norte – 1
- Sergipe – 1
- Rondônia – 2
- Paraíba – 2
- Mato Grosso do Sul – 3
- Tocantins – 3
- Ceará – 3
- Espírito Santo – 4
- Amazonas – 5
- Mato Grosso – 7
- Bahia – 7
- Santa Catarina – 8
- Pernambuco – 11
- Rio de Janeiro – 27
- Minas Gerais – 48
- Goiás – 48
- Rio Grande do Sul – 50
- Paraná -96
- São Paulo – 103
- Distrito Federal – 108
- Pará – 133