ANUÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Goiás é o terceiro Estado com mais mortes por ações policiais

Média do Brasil foi de 2,9 por grupo de 100 mil habitantes; em Goiás, 8

Goiás é o terceiro Estado com mais mortes por ações policiais (Foto: Agência Brasil)

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira (28), mostra que Goiás o terceiro Estado com mais mortes decorrentes de intervenções policiais civis ou militares. Foram 8 a cada grupo de 100 mil habitantes.

Em primeiro lugar está o Amapá, com 17,1 de mortes por ações policiais civis e militares e depois o Sergipe, com 9. A média do Brasil foi de 2,9, primeiro recuo desde 2013, quando inicia a série. Ainda assim, foram 6.145 mil pessoas foram mortas nestas circunstâncias, no País, uma queda de 4,2%.

Já a unidade federativa com menos morte por ações policiais é o Distrito Federal, com 0,3 por grupo de 100 mil habitantes. Minas Gerais vem em seguida, com 0,5; e depois Rondônia, 0,6.

(Imagem: Reprodução)

Cidades mais violentas

O Anuário também apontou 30 cidades mais violentas do Brasil entre 2019 e 2021. 13 delas são parte da Amazônia Legal. Na região, a taxa de violência letal foi 38% superior à média nacional (no Brasil, essa foi de 22,3 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes; na Amazônia Legal, 30,9).

Segundo levantamento, a cidade mais violenta do País foi São João do Jaguaribe (CE). Em seguida aparecem: Jacareacanga (PA), Aurelino Leal (BA), Santa Luzia D’Oeste (RO), São Felipe D’Oeste (RO) e Floresta do Araguaia (PA).