Segurança

Goiás é terceiro Estado com maior redução da taxa de homicídios entre 2020 e 2021

Redução em Goiás foi de 18%, segundo Atlas da Violência 2023, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Polícia Civil de Goiás (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)
Polícia Civil de Goiás (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Segundo dados do Atlas da Violência 2023 divulgados na última terça-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de homicídios em Goiás caiu 18% em 2021, na comparação com 2020. A redução é quatro vezes maior do que a média nacional (que foi de 4,8%) e a terceira maior entre os estados do Brasil inteiro, atrás de Acre (33%) e Sergipe (20,3%).

Quando comparado com 2018, a queda dos homicídios em Goiás é ainda maior, chegando a 35%. Em números absolutos, o total de assassinatos também registrou diminuição semelhante (16,8%) – caindo de 2.177 casos em 2020, para 1.812 em 2021 no território goiano. O governador Ronaldo Caiado atribui os índices aos investimentos do Estado na segurança pública. “Nossas polícias estão integradas e têm tecnologia, informação e formação de policiais preparados para enfrentar a realidade do crime que, hoje, intimida o Brasil, mas não Goiás”, comentou.

Ainda segundo o Atlas da Violência, os maiores aumentos percentuais de homicídios ocorreram no Amazonas (34,9%), Amapá (17,1%) e em Rondônia (16,2%), evidenciando o problema de segurança pública da região Norte do país. O levantamento destaca que poucos estados brasileiros conseguiram manter a redução gradativamente. “Um aspecto digno de nota é a diminuição sistemática e persistente das taxas de letalidade de seis unidades federativas, desde o início da série: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo”, ressalta o documento.