EM ALTA

Goiás é um dos quatro estados com alta ocupação de UTIs para covid, diz Fiocruz

Instituto constatou que Goiás foi um dos poucos estados que apresentaram tendência de alta nesse indicador

Leitos de UTI (Foto: Guilherme Cardoso/IBGH)

Goiás está entre os quatro estados, incluindo o Distrito Federal, que permanecem na zona crítica da taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS direcionados para pacientes com Covid-19. É o que diz o Boletim Observatório Covid-19, divulgado hoje (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o instituto constatou que Goiás foi um dos poucos estados que apresentaram tendência de alta nesse indicador entre os dias 5 e 12 de julho.

Conforme o boletim, os quatro estados que estão na zona crítica (vermelha) quanto à ocupação de leitos de UTI de Covid-19 são: Goiás (81%); Santa Catarina (82%); Paraná (81%) e DF (80%). Quanto aos outros, 16 estão na zona média (amarela) e sete na zona baixa (verde).

Foto: Fiocruz/Reprodução

Em termos gerais, segundo a análise, “os dados continuam ratificando a tendência de melhora na situação da Covid-19 no país, em consonância com os indicadores de incidência e mortalidade”. “O estudo reforça que a vacinação tem feito diferença, o que reflete positivamente no quadro pandêmico na medida em que é ampliada”, conclui o boletim.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e aguarda um retorno.