Cultura

Goiás é um dos três estados com maior aumento no número de salas de cinema

No ano passado, Goiás tinha 118 salas em funcionamento, mesmo número de Pernambuco e um pouco mais do que o Ceará

Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso são os três estados em que houve maior aumento de salas de cinema em 2023, na comparação com o ano anterior. São dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Nesses três estados, o aumento no número de salas ficou acima de 5%, enquanto a média nacional ficou em apenas 1,6% em relação a 2022.

Registrou-se redução no Maranhão e no Paraná. E estabilidade no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Nos demais o crescimento ficou abaixo de 5%.

No ano passado, Goiás tinha 118 salas em funcionamento, mesmo número de Pernambuco e um pouco mais do que o Ceará. Segue atrás de Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A unidade da Federação que lidera o ranking é SP, com 1.099 salas.

O estudo mostra também que em Goiás há uma sala de cinema para cada 59,8 mil habitantes, muito próximo da média brasileira (uma para cada 58,5 mil). A melhor média é do Distrito Federal, com uma para cada 35,5 mil, e a pior é do Maranhão: uma sala para cada 121 mil habitantes.

Ainda de acordo com a Ancine, Goiás é um dos estados em que é menor a concentração de salas de cinema na capital: 40,7%. A diversificação é maior em Santa Catarina, onde Florianópolis responde por 14,4% apenas. E a maior concentração fica no Amapá, Amazonas e Roraima, todos com 100%.