Goiás enfrenta terça-feira de frio e mínimas podem chegar a 8°C
Massa de ar frio que atinge Goiás desde o último sábado explica quedas nas temperaturas
Cidades de Goiás se preparam para mais um dia frio no ano. De acordo com novo relatório do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a terça-feira (13) será de temperaturas baixas. Apesar da previsão de predomínio de sol em todas as regiões, o avanço de uma massa de ar frio de origem polar trará um amanhecer gelado, especialmente no centro-sul do estado, onde os termômetros podem marcar mínimas de até 8°C.
Goiânia também sentirá o frio, com máxima prevista de 30°C e mínimas de 13ºC. Apesar do sol, a umidade relativa do ar estará em declínio no período da tarde, com índices variando entre 20% e 70%.
Mas é na região sudoeste, onde os termômetros prometem queda na temperatura, como a região mais fria do Estado, onde as mínimas poderão atingir 8º graus. Cidades como Jataí e Chapadão do Céu devem registrar as temperaturas mais baixas.
Vale lembrar, Jataí já havia registrado a menor temperatura do ano, neste domingo (11).
Confira a previsão para algumas cidades:
- Jataí: Mínima de 8°C, máxima de 29°C
- Chapadão do Céu: Mínima de 8°C, máxima de 26°C
- Rio Verde: Mínima de 9°C, máxima de 28°C
- Catalão: Mínima de 10°C, máxima de 27°C
- Goiânia: Mínima de 13°C, máxima de 30°C
- Porangatu: Mínima de 17°C, máxima de 34°C
Conforme explica André Amorim, gerente do instituto, o frio intenso é consequência de um ciclone extratropical que afeta, principalmente, o Sul do país, provocando até mesmo uma drástica redução das temperaturas em determinados estados.
“Ele [ciclone] está do lado do Rio Grande do Sul girando e jogando ar frio aqui para dentro do estado de Goiás. A consequência para nós é um agosto com temperaturas mais baixas”.
A expectativa é de que, com o afastamento do ciclone extratropical, as temperaturas voltem gradualmente ao normal nos próximos dias.