DEMOGRAFIA MÉDICA

Goiás tem menos de três médicos para cada mil habitantes, mostra levantamento

No Brasil, esse número é de 3,07 e no Estado, 2,93

A média de médicos por mil habitantes em Goiás é menor que a do País. Enquanto no Brasil, esse número é de 3,07, no Estado é de 2,93. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no levantamento Demografia Médica.

Ao todo, são 18.070 registros para um total de 7,24 milhões de habitantes em Goiás. Segundo o CFM, essas informações “podem ajudar os gestores do sistema de saúde das diferentes esferas (…) no gerenciamento de recursos, além de contribuir também com legisladores que desejam criar dispositivos para atuar na área de saúde”.

Ainda conforme a entidade, “a disponibilização dos dados dinamicamente atualizados levará, consequentemente, a perene produção de conhecimento sobre os diferentes fenômenos que atingem a população de médicos. Com este trabalho, o CFM espera atingir uma de suas principais missões, que diz respeito a promoção de bem-estar da sociedade brasileira”.

Mais dados do levantamento

Mas de volta ao levantamento, o ente federativo com maior média por mil habitantes é do Distrito Federal, com 6,31: 15.282 registros para uma população de 2,86 milhões – mais que o dobro da nacional. Logo depois, vêm: Rio de Janeiro (4,3), São Paulo (3,7), Espírito Santo (3,6), Minas Gerais (3,5) e Rio Grande do Sul (3,4). Os três últimos são: Amapá (1,5), Pará (1,4) e Maranhão (1,2).

O levantamento ainda faz o recorte considerando apenas o interior. Nesse caso, Goiás aparece com média de 1,5 por cada 1 mil habitantes. São Paulo lidera, com 2,7.

Se o recorte for por capital, Goiânia tem 8,7 médicos nessa mesma média, enquanto Vitória, no Espírito Santo, tem 18,7 médicos por cada mil habitantes.