ESTUDO

Goiás está entre os oito estados com ocupação de UTIs para covid acima de 80%

Conforme dados da Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de UTIs de covid do Estado é de 84,11%

Foto: Fiocruz

Goiás está entre as oito unidades da federação, incluindo Distrito Federal, que mantêm suas taxas de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 80%. É o que consta no Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quarta-feira (30). Conforme dados da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) desta tarde (1), a taxa de ocupação de UTIs de covid do Estado é de 84,11%.

Além de Goiás, o boletim destaca que outras quatro unidades federativas estão com a taxa de ocupação de UTIs de Covid-19 entre 80% e 89%. São elas: Roraina (87%), Mato Grosso do Sul (88%), Sergipe (88%) e Distrito Federal (81%).

O boletim informa ainda que três estados têm taxa de ocupação iguais ou superiores a 90%: Tocantins (90%), Paraná (94%) e Santa Catarina (92%). Conforme o documento, a tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS é ratificada por dados obtidos no dia 28 de junho.

Mesmo com as taxas de ocupação em alta, a Fiocruz ressalta no boletim que a vacinação da população contra a covid já começou a dar resultados. Segundo o instituto, a situação dos leitos de UTI, que atingiu o nível máximo de sobrecarga e colapso em meados de março de 2021, “parece ir se consolidando em patamares melhores, ainda que em cenário de predominância de algum alerta, requerendo cuidados para evitar nova piora”