ESTUDO

Goiás está entre os oito estados com ocupação de UTIs para covid acima de 80%

Goiás está entre as oito unidades da federação, incluindo Distrito Federal, que mantêm suas taxas…

Goiás está entre as oito unidades da federação, incluindo Distrito Federal, que mantêm suas taxas de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 80%. É o que consta no Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quarta-feira (30). Conforme dados da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) desta tarde (1), a taxa de ocupação de UTIs de covid do Estado é de 84,11%.

Além de Goiás, o boletim destaca que outras quatro unidades federativas estão com a taxa de ocupação de UTIs de Covid-19 entre 80% e 89%. São elas: Roraina (87%), Mato Grosso do Sul (88%), Sergipe (88%) e Distrito Federal (81%).

O boletim informa ainda que três estados têm taxa de ocupação iguais ou superiores a 90%: Tocantins (90%), Paraná (94%) e Santa Catarina (92%). Conforme o documento, a tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS é ratificada por dados obtidos no dia 28 de junho.

Mesmo com as taxas de ocupação em alta, a Fiocruz ressalta no boletim que a vacinação da população contra a covid já começou a dar resultados. Segundo o instituto, a situação dos leitos de UTI, que atingiu o nível máximo de sobrecarga e colapso em meados de março de 2021, “parece ir se consolidando em patamares melhores, ainda que em cenário de predominância de algum alerta, requerendo cuidados para evitar nova piora”