🥵🥵🥵

Goiás está há 100 dias sem chuvas e previsão é de tempo seco, diz Cimehgo

A região mais afetada é a Leste, seguida da Sul e Sudeste, com 94 dias de seca.

Tempo seco pode aumentar vulnerabilidade ao contágio da Covid-19 - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Goiás está há 100 dias sem chuvas e a previsão é de mais tempo seco para o estado, é o que aponta o Centro de Informações Hidrológicas ou Meteorológicas (Cimehgo). A região mais afetada é a Leste, seguida da Sul e Sudeste, com 94 dias de seca.

A região Norte apresenta 87 dias sem precipitações, Oeste e Central com 88 dias. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é de perigo potencial de tempo seco para todo o estado com umidade variando entre 20% e 30%.

Os institutos alertam para que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.  

Além do perigo para a saúde, o tempo fica ainda mais propício para as queimadas. As temperaturas em Goiás devem variar entre 18ºC e 33ºC.

Dicas do especialista

O médico otorrino André Siqueira explica que o clima seco compromete as defesas naturais do organismo, tornando as mucosas mais ressecadas e vulneráveis a agentes como poeira, fungos, vírus e bactérias. Isso aumenta o risco de infecções respiratórias, além de agravar condições crônicas como asma e bronquite.

“A principal dica sempre é reforçar a hidratação, mas, além disso, é indicado realizar a lavagem das narinas com soro fisiológico”, orienta o especialista.

Ele também recomenda o uso de vaporizadores e umidificadores em ambientes internos para aumentar a umidade do ar. Para aqueles que preferem alternativas mais acessíveis, colocar uma toalha molhada no quarto à noite pode ajudar a umidificar o ambiente.