Goiás evita campanha para o Dia Mundial Sem Carro por causa da pandemia
Vinte e dois de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Em Goiás, não haverá…
Vinte e dois de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Em Goiás, não haverá programação por causa da pandemia da Covid-19, a fim de evitar aglomerações nos veículos de transporte coletivo. Criada na França, no Brasil a data é incorporada em cronograma de campanha educativa de trânsito do Detran.
Luciana Ribeiro, membro do Sindicato dos Servidores e Serventuários de Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça) e praticante de ciclismo, afirma que a data é importante assim como o Dia mundial da Bicicleta (3 de junho). “Não só por ser uma quebra de paradigma do automóvel, que foi implantado lá na década de 1970, com o processo de industrialização do País, mas pelo que pode propiciar: que é uma mobilidade urbana limpa, sustentável.”
Nesta data, ela gostaria de demonstrar que a interação de meios de mobilidade por bicicletas e patinetes poderia auxiliar o desenvolvimento da cidade, inclusive econômico.
“A infraestrutura que demanda as ciclofaixas e ciclorotas é tão ínfima diante de outras soluções também para o trânsito da cidade como o veículo leve sobre trilhos (VLT), ou outra forma pública coletiva de transporte de pessoas”, observa. Ela lembra que esteve recentemente em Brasília e, no DF, as vias de carros e bicicletas são separadas apenas por “tartarugas”. “Não é uma infraestrutura gasto de dinheiro exorbitante e pode ser feito dentro de uma legislatura e alterar a cidade totalmente.”
Direito dos ciclistas
Funcionária do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Luciana também foi responsável pela criação de um bicicletário e vestiário no prédio do judiciário do Setor Oeste, em 2016. “Já tinha a ciclovia da Avenida Assis, e não tinha um vestiário, bicicletário. Entrei com o pedido, antes mesmo da reforma que foi feita e foi atendido.”
Ela lembra que, posteriormente, foi trabalhar no Fórum Criminal, no setor Jardim Goiás, e também solicitou a instalação de um chuveiro em algum dos banheiros públicos “E eles autorizaram, se eu levasse o chuveiro. Daí, eu paguei, levei e, em seguida, abri processo administrativo no sindicato para ser reembolsado, já que via aquele benefício para todos os servidores. E eu fui reembolsada”, comemora.
Detran-GO sobre o Dia Mundial Sem Carro
Por causa da pandemia da Covid-19, o Detran-GO achou melhor não fazer um campanha em Goiás pelo Dia Mundial Sem Carro. A avaliação é que o uso do ônibus poderia aumentar as aglomerações, o que renderia mais críticas nessa situação de crise pandêmica.
Apesar disso, nesta data foram realizadas palestras educativas em Itumbiara e Cidade de Goiás. O tema foi “Sua responsabilidade no trânsito salva vidas”.
Resolução do Contram
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de dezembro de 2020 sobre campanha educativa no trânsito não fala especificamente desta data. Contudo, o tema de setembro (todo mês tem um) é: “Pedestre e ciclistas: ver e ser visto”.
“As campanhas educativas deste mês devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres reforçando a necessidade do uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis”, orienta a campanha.