REFORÇO

Goiás inicia aplicação da 3ª dose contra Covid – veja quem pode receber a vacina

Idosos acima de 60 anos que vivem em abrigos poderão tomar o reforço

Goiás inicia nesta semana a aplicação da 3ª dose contra Covid. Inicialmente, os contemplados são idosos acima de 60 anos que moram em abrigos. (Foto: Agência Brasil)
Goiás inicia nesta semana a aplicação da 3ª dose contra Covid. Inicialmente, os contemplados são idosos acima de 60 anos que moram em abrigos. (Foto: Agência Brasil)

Goiás inicia nesta semana a aplicação da 3ª dose contra Covid. Inicialmente, os contemplados são idosos acima de 60 anos que moram em abrigos e que já tenham recebido duas doses contra a doença. Segundo a Secretaria da Saúde (SES-GO), o mencionado grupo receberá a vacina da Pfizer.

Conforme a pasta estadual, 24 mil vacinas já estão reservadas para a aplicação da 3ª dose. Os imunizantes estão sendo enviados aos municípios a partir de hoje. Com a chegada das doses nas respectivas cidades, as gestões municipais podem iniciar a vacinação.

Para os demais idosos com idade acima de 70 anos e com esquema completo, a previsão da dose de reforço é após o dia 15 de setembro.

A SES ressalta, ainda, que as estratégias de vacinação dos idosos institucionalizados deverão ser realizadas pelos municípios. A orientação é imunizar os idosos institucionalizados in loco, nos próprios abrigos.

Quais grupos podem tomar a 3ª dose contra Covid em Goiás?

Conforme Nota Técnica nº 27/2021, do Ministério da Saúde, além dos idosos, a dose de reforço poderá ser administrada também para indivíduos com alto grau de imunossupressão com esquema completo da vacina contra a Covid -19. São eles: pessoas com imunodeficiência; pacientes em hemodiálise, doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, contaminados pelo HIV ou que fazem quimioterapia.