Goiás investiga sete novos casos de suspeita de novo coronavírus
O Estado de Goiás possui 7 novos casos de suspeitos de infecção pelo novo Covid-19 (coronavírus).…
O Estado de Goiás possui 7 novos casos de suspeitos de infecção pelo novo Covid-19 (coronavírus). Segundo nota divulgada na última terça-feira (3) pela Secretária de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), quatro mulheres e três homens notificaram à saúde pública que estão com possíveis sintomas do vírus. Seis suspeitos de infecção são residentes em Goiânia e um mora em outro país (não divulgado pelo governo). Todos os sete passaram por exames e aguardam resultado.
Outros 7 casos suspeitos anteriores foram descartados na última terça-feira (3) pela Secretária de Saúde e oito que acreditavam estar infectados em todo território goiano foram excluídos do procedimento-padrão por não se enquadrarem em sintomas classificados pelo Ministério da Saúde do vírus.
“A SES-GO informa que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para a identificação de novos registros”, pontua o órgão em nota divulgada ao Mais Goiás.
Suspeitos anteriores
O lutador de kickboxing Guilherme Pereira Braga passou 14 dias na Croácia para disputar um torneio no país e pegou conexão na Alemanha – que possui 117 casos confirmados do vírus – antes de vir para Formosa, na região do entorno do Distrito Federal. Ele relatou na última quinta-feira (27) que tinha sintomas do Covid-19, passou por exames e foi transferido Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. O resultado foi negativo.
Uma senhora de 51 anos e um jovem de 22 relataram ter viajado recentemente para Itália e sentido sintomas do novo vírus. Ambos foram atendidos no HDT e ficaram em observação na unidade. Foram posteriormente liberados.
Após os três casos suspeitos terem sido descartados, uma mulher procurou o HDT e disse que esteve no mesmo voo – da Itália para o Brasil – do primeiro homem infectado pelo Covid-19 e que está internado na cidade de São Paulo. Ela passou por exames e ficou em observação. Depois foi informado que ela não se encontrava no mesmo voo que o infectado estava e as suspeita de infecção foi descartada. Ela não apresentou sintomas do vírus.
Na última sexta-feira (28), a Secretária de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou em nota que três casos suspeitos haviam sido descartados. Somente o jovem de 22 anos continuou internado em estado de observação, mas após exames darem resultado negativo, foi liberado e recebeu alta do HDT.
Nota
“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus no Estado. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), há sete casos suspeitos do novo coronavírus em investigação em Goiás, sendo três homens e quatro mulheres. Destes sete casos suspeitos, seis possuem residência em Goiânia e um em outro país. Todos já tiveram material coletado para exames.
A SES-GO informa que outros sete casos já foram descartados no Estado e oito foram excluídos por não atenderem os critérios de definição de caso suspeito para coronavírus estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente as orientações do MS para a identificação de novos registros.”