Goiás oferecerá formação em Direitos Humanos para profissionais da educação
Capacitação será pela Escola Virtual da Seduc, na modalidade Ensino a Distância (EAD) e terá 80 horas de carga horária
Profissionais da Educação deverão receber formação em Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, em Goiás. A capacitação é destinada a professores, coordenadores, auxiliares e demais profissionais da área. O curso será ofertado pela Escola Virtual da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na modalidade Ensino à Distância (EAD), e terá 80 horas de carga horária, dividida em cinco módulos.
A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Seds) e da Seduc. O objetivo é contribuir com a implementação da educação inclusiva, baseada na formação do estudante como cidadão integrante de uma sociedade não violenta, refletindo no rendimento e no combate à evasão escolar.
A formação também visa colaborar com a promoção de uma educação crítica e reflexiva, que permita aos educadores e estudantes identificarem discursos de intolerância e discriminação.
O curso
Ao todo, a capacitação terá quatro módulos de 15 horas presenciais cada um, além de um módulo não presencial, de 20 horas, destinado à elaboração de um projeto de intervenção pedagógica. Em cada módulo EAD será disponibilizada uma vídeoaula de 30 minutos, textos de leitura obrigatória e outros de leitura complementar, links de vídeos e/ou filmes.
Haverá um fórum para interação e discussão dos participantes sobre as temáticas das aulas, afim de debater e refletir diferentes assuntos relacionados ao conteúdo e compartilhar conhecimentos. O projeto de intervenção pedagógica, elaborado no quinto módulo, será postado em ambiente virtual.
As vagas serão ilimitadas para dar a oportunidade de participação de um maior número possível de profissionais da educação. O progresso no curso será automático, pelo ambiente virtual e não haverá a atuação de tutores.
Os módulos são: Módulo I – Educação na Perspectiva dos Direitos Humanos; Módulo II – Diversidade e Pluralidade Cultural no Âmbito da Educação para os Direitos humanos; Módulo III – Inclusão e a Promoção de Direitos Específicos; Módulo IV – Relatos de Experiências sobre a Educação em Direitos Humanos no Contexto Educacional.