Goiás orienta os 246 municípios até 5ª sobre dose de reforço aos com 18 anos ou mais
A secretaria de Saúde em Goiás (SES-GO) vai orientar os 246 municípios do Estado, até…
A secretaria de Saúde em Goiás (SES-GO) vai orientar os 246 municípios do Estado, até quinta-feira (18), para que iniciem a dose de reforço (comumente chamada de terceira dose) contra a Covid-19 para maiores de 18 anos, conforme anúncio do Ministério da Saúde (MS). A informação veio por nota ao Mais Goiás.
“A SES-GO esclarece que a primeira providência, após o anúncio do Ministério da Saúde, será informar aos gestores municipais a respeito das mesmas, para que se organizem e possam dar andamento à vacinação nos moldes previstos. Até quinta feira, dia 18/11, a SES-GO vai orientar todos os 246 municípios para que iniciem, em seguida, o reforço da terceira dose da vacina contra Covid, conforme anunciado.”
Destaca-se, o Ministério da Saúde informou, nesta terça (16), que estenderá a terceira dose, ou a dose de reforço, para toda a população adulta que tenha completado o ciclo vacinal em cinco meses. Até o momento, a medida era válida apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais da Saúde.
A expectativa da pasta é que 158 milhões de pessoas estejam aptas a receber a nova dose. Diferentemente do primeiro público, o intervalo também caiu, já que era de seis meses para cinco. O Ministério da Saúde destaca que, até o momento, mais de 10,7 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.
“Nós temos doses suficientes para garantir para garantir que cheguem a todas as 38 mil unidades de saúde no Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista à imprensa.
Ainda de acordo com a pasta, 21 milhões de pessoas deverão voltar aos postos para receberem a segunda dose do imunizante da Covid e que 12,4 milhões já estão aptos para receberem a terceira dose.
“Estamos juntos em um só objetivo: tornar as políticas públicas ainda mais eficientes. Ultrapassamos os EUA no percentual da população imunizada. Reforçamos que é fundamental a segunda dose para que se complete o esquema vacinal”, disse Queiroga.
Números em Goiás
Segundo dados da SES-GO, nesta tarde de terça, Goiás já distribuiu aos municípios 10.178.910 de vacinas contra a Covid-19. Destas foram aplicadas 9.102.164.
São 5.123.247 da primeira dose (D1); 3.667.210 da segunda/dose única; e 292.317 do reforço (terceira dose). O percentual de vacinados no geral é de 73,01% com a D1 e 52,26% com a D2 ou DU.
Destaca-se, segundo a SES-GO o termo correto é dose de reforço, já que muitos tomaram dose única e, nesses casos, seria a segunda. Contudo, ela tem sido chamada comumente de “terceira dose”.