Turismo

Goiás prepara rede de trens turísticos na região sudeste do estado

14 municípios já estão interessados e oito já integram consórcio para tirar o projeto do papel

Goiás passará a ter uma rede de trens turísticos. Serão reativados trilhos, locomotivas e vagões com o objetivo de atrair passageiros em viagens de turismo pela região sudeste do estado. A ideia é criar rotas de valorização e de resgate da cultura regional.

14 municípios já mostraram interesse e oito deles já integram um Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo. A oferta do serviço na estrada de ferro já está sendo planejada pelo grupo e irá de Senador Canedo até Catalão.

A concessionária que administra os trens de carga já disponibilizou uma locomotiva para o projeto. Os vagões também já estão em fase de aquisição. O próximo passo é realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica para definir a periodicidade e os trechos, que devem ser de 30 a 50 km.

Algumas cidades já se adiantaram nos preparativos para receber os visitantes. Silvânia, a 84 km da capital, já restaurou a antiga estação ferroviária e prepara também hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista. Pires do Rio, outra cidade incluída no roteiro, já conta com um Museu Ferroviário.

O secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, acredita que o projeto irá promover o resgate histórico da região. “Entendemos que a união desses municípios goianos ao longo da ferrovia, além de resgatar o passado da região, projeta o futuro com viagens que levam o turista a descobrir novos atrativos históricos, culturais e naturais do roteiro”, afirmou.

Em todo o Brasil

A iniciativa de resgatar esse antigo meio de transporte para fins turísticos não é uma novidade. Em todo o país o turismo ferroviário conta com 28 roteiros de trens de passageiros, entre os que oferecem viagens regulares e passeios.

São oferecidas viagens das mais variadas formas. Desde as antigas Marias Fumaças, ligando cidades históricas, aos trens mais modernos, de longo curso, como os que ligam Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), com 664 km de distância; e Carajás (PA) a São Luís (MA), que transporta cerca de 300 mil passageiros por ano ao longo de 892 km de trilhos.