Goiás recebe 189 mil doses de Astrazeneca; aumento de casos preocupa
As vacinas devem ser utilizadas para avançar na imunização do grupo das comorbidades
Goiás recebeu na madrugada desta quarta-feira (26) nova remessa de doses contra a Covid-19 e chega a 2,8 milhões no total. Com 189 mil vacinas, a carga é exclusiva da AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz em parceria com a Oxford, e serão utilizadas inteiramente para a primeira dose em todo o estado.
As vacinas devem ser utilizadas para avançar na imunização do grupo das comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Em alguns municípios, como Aparecida de Goiânia e Anápolis, houve avanços para profissionais de educação.
O governo estadual vê com preocupação o aumento da contaminação pelo coronavírus em Goiás e considera que “há soluços nas entregas de vacinas no Brasil”. Um dos indicadores, o Re, mostra que há aumento da pandemia em Goiás, sobretudo na taxa de contaminações.
O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, aponta que houve aumento de taxa de ocupação no Hospital de Campanha de Goiânia, para 94%. “O momento é de atenção. O número de casos voltou a aumentar, assim como a procura em nossas unidades de saúde. Consequentemente a taxa de ocupação hospitalar também apresenta acréscimo”, diz.
Vacinação
Com mais esse carregamento, Goiás se aproxima da marca de quase 3 milhões de imunobiológicos recebidos, com 2.841.280 doses contra o coronavírus.
Do total de imunizantes recebidos até o momento, conforme levantamento preliminar da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), foram aplicados 1.317.944 referentes à primeira dose em todo o Estado e 621.756 como reforço.