Goiás reduziu mortes no trânsito em 2016 e Marconi cobra redução ainda maior este ano
Queda foi de 4,5% em relação a 2015. Agora, Polícia Militar vai receber 1,5 mil tablets para reforçar a fiscalização
A 12ª reunião da Força-Tarefa desta quarta-feira (26), sob o comando do governador Marconi Perillo, teve como prioridade a redução de acidentes e mortes de trânsito em Goiás por meio do programa Detran com Vida. Estiveram reunidos o presidente do Detran, Manoel Xavier; o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes; os comandantes da Polícia Militar, Coronel Divino Alves, e do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen; o delegado geral da Polícia Civil, Delegado Álvaro Cássio; além de gestores da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Agetop e Polícia Civil. O Detran com Vida é firmado no tripé: inteligência, fiscalização e agilidade no resgate dos acidentados.
O Detran apresentou números referentes à redução de mortes no trânsito em Goiás no ano de 2016 em relação a 2015. “Nós tivemos uma evolução. A meta que era proposta, de 28 mortes a cada 100 mil habitantes foi alcançada. Nós atingimos 27,7 e melhoramos em 4,5% nesse indicador”, disse Manoel Xavier. O governador pontuou que “nós tivemos uma boa média de redução no ano de 2016 em relação a 2015. Fomos o 4º estado brasileiro com o maior índice de redução, mas ainda ocorrem muitos acidentes com vítimas e o nosso trabalho é reduzir ainda mais esses acidentes”.
Marconi determinou que a meta de redução de acidentes para 2017 e 2018 seja repactuada e passe de 27 para 24 óbitos no trânsito para cada grupo de 100 mil habitantes, no ano de 2017, e de 24 para 20 em 2018. “Vamos ampliar o programa Balada Responsável, vamos dar suporte às polícias Militar e Civil, com mais horas extras, para que elas ampliem as parcerias com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, onde os acidentes ocorrem com maior frequência. E vamos fortalecer as campanhas de conscientização com prioridade para os riscos de acidentes relacionados à ingestão de bebida alcoólica e ao uso das redes sociais ao volante”, enfatizou Marconi.
O planejamento de curto prazo definido na reunião da Força-Tarefa consiste em aumentar as equipes do Balada Responsável, ampliar o número de lombadas eletrônicas e pistolas de fiscalização, ampliar o número de tablets a disposição da PM nas viaturas, firmar convênios com os departamentos de trânsito dos municípios, agilizar as ações de socorro a vítimas de acidentes de trânsito, concurso público do Corpo de Bombeiros, reforçar os investimentos em tecnologia, firmar parceria do Comando Rodoviário da PM com o programa Balada Responsável, realizar campanhas de conscientização e melhorar a fiscalização e a sinalização de trânsito. “O Detran vai disponibilizar, de imediato, mais 1,5 mil tablets para que a Polícia Militar possa reforçar a fiscalização de trânsito”, destacou Manoel Xavier.