7 MESES

Goiás registra mais de 3 mil crianças sem nome do pai em 2022

No País, os cartórios registraram 100,7 mil crianças sem o nome do pai

Goiás registra mais de 3 mil crianças sem nome do pai em 2022 (Foto: Pixabay)

Os cartórios de Goiás registraram 3.145 crianças sem o nome do pai em 2022, ou seja, cerca de 6,6% do montante dos nascimentos. Ao todo, nasceram 46.336 bebês no período.

Os números são da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO) e são relativos aos primeiros sete meses. Vale citar, em todo o ano passado, 3.113 mães registraram os filhos sem o nome do pai.

No País, em 2022, os cartórios registraram 100,7 mil crianças sem o nome do pai (6,5% do total de 1,5 milhão). Foi o maior índice no período desde 2016.

Alan Nogueira, presidente da Arpen-GO, afirma que é importante a divulgação dos números para evoluir as responsabilidades do homem como pai. Além disso, ressalta que em qualquer cartório de registros civil é possível reconhecer um filho.

“Para o reconhecimento não é mais necessário qualquer decisão judicial, não precisa entrar com nenhum processo diante de um caso em que o pai quer fazer voluntariamente, ou seja, ele já tem certeza que ele é o pai. Desde de 2012, nos casos em que essa iniciativa seja do próprio pai, basta que este então compareça no cartório, com a cópia da certidão de nascimento daquele filho, sendo necessário anuência da mãe ou do próprio filho, se for maior de idade, e assinando ali mesmo o requerimento”, afirma.

Ele lembra, ainda, que desde 2017 é possível fazer o reconhecimento da paternidade socioafetiva. Neste caso não há vínculo biológico, mas relação de afeto.