Goiás registra tempestade e ventos fortes nesta segunda-feira (02)
Informações do Inmet mostram chuvas em Goiás até o dia 6 deste mês. Alerta de ventos fortes permanece para região sul até amanhã (03).
Uma convergência de umidade passa pela região Centro Sul do Estado nesta segunda-feira (02) e deve favorecer chuvas intensas. Em Morrinhos e Terezópolis rajadas de vento e poeira atingiram 81 km/h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, explica que que as rajadas de vento que atingiram Morrinhos e Terezópolis e o granizo registrado em Abadiânia são comuns no período da primavera. “Estamos na época de transição entre o período seco e o chuvoso”, afirma.
No entanto, diz Elizabete, a quantidade de granizo registrada em Abadiânia foi atípica. Não é comum que a quantidade de gelo cubra o terreno, como ocorreu na cidade no último sábado (30).
Nesta época do ano, o sistema de ar seco e alta pressão atmosférica vai sendo substituído à medida que a umidade chega à região. Essa troca de sistemas favorece as cumulus nimbus, ou nuvens de tempestade, que trazem consigo chuvas fortes e ventos intensos, características das primeiras chuvas do período.
Os alertas de ventos fortes para a região Sul de Goiás persistem até amanhã, quando não deve haver mais tempestades, apenas pancadas de chuvas. Ainda segundo Elizabete, é possível que continue chovendo até a próxima sexta-feira (06).
Veja imagens da chuva pelo Estado:
* Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo