Exame

Goiás tem 3% dos candidatos do ‘Enem dos Concursos’, que acontece hoje (18)

Concurso Nacional Unificado destina-se a preencher mais de seis mil vagas em 21 órgãos da administração pública federal

'Enem dos Concursos' acontece neste domingo (Foto; Reprodução)

Cerca de 2,14 milhões de inscritos participam, neste domingo (18), do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ficou conhecido como ‘Enem dos Concursos’ e se destina a preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do funcionalismo público federal. Goiás é o 12º estado com a maior proporção de participantes: 3% do total.

A maioria dos candidatos estão em São Paulo (10,7%) e Rio de Janeiro (10,4%). Chama atenção o fato de que o terceiro desse ranking é o Distrito Federal (10,3%), estado com o menor território do Brasil, mas que é também o coração do serviço público da União.

Na sequência, aparecem Minas Gerais (8,1%), Bahia (7,6%), Pará (5,5%), Pernambuco (4,8%), Rio Grande do Sul (3,7%), Maranhão (3,6%), Paraná (3,5%), Ceará (3,4%) e Goiás. As unidades da Federação com menos participantes são Acre (0,8%), Roraima (0,8%) e Tocantins (1,1%).

Esta será a primeira vez que o novo formato do CNU acontece. A prova será aplicada simultaneamente em 228 municípios, e o local de prova de cada candidato está no Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento está disponível na ‘área do candidato’ do site da Cesgranrio, banca organizadora do certame.

Os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30. A primeira etapa começa às 9h e termina às 11h30. Haverá pauta para almoçar e os portões reabrem às 13h, com entrada permitida até as 14h. A prova recomeça às 14h30 e termina à 18h. Cada candidato é obrigado a permanecer no local por no mínimo duas horas, em ambos os turnos.

O gabarito será divulgado ainda neste domingo, mesmo dia da prova, a partir das 20h. Já as notas finais da prova objetiva e as notas preliminares da prova discursiva serão publicadas no dia 8 de outubro. Também no dia 8 ocorre a convocação da prova de títulos, a se realizar nos dias 9 e 10 de outubro. A previsão é a de que o resultado final saia em 21 de novembro.