LONGA ESPERA

Goiás tem 330 pacientes na fila de espera de UTI para Covid

Há ainda 286 pessoas no Estado esperando por um leito de enfermaria na rede pública

(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem nesta segunda-feira (22) 330 pessoas na fila de espera por vaga na UTI para tratar sintomas e complicações da Covid-19. Outras 286 aguardam por vagas em enfermarias destinadas a tratar a doença.

Apesar do número de solicitações por unidade de terapia intensiva ser superior a 330, os hospitais sob gestão do Estado contam apenas com 12 leitos de UTI Covid disponíveis em todo o território goiano.

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão e HCamp de Luziânia possuem duas vagas cada. Já o Hospital Ortopédico de Ceres, o Hospital Municipal Modesto de Carvalho de Itumbiara, o HCamp de Uruaçu e o Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara possuem apenas um leito de UTI disponível.

Em Goiânia, há quatro vagas na rede pública estadual de UTI destinadas à Covid-19. Sendo duas no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e outra no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO).

Segundo a assessoria de comunicação da SES, os pacientes na fila de espera estão recebendo assistência em leitos que não são exclusivos para coronavírus nas unidades de origem do pedido até que sejam transferidas para vagas exclusivas para Covid-19.

A pasta ainda destacou que recebe solicitações para internação em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de todos os municípios goianos, mas para isso o paciente deve estar sendo atendido em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ainda não há, a nível estadual, uma regulação única entre redes pública, privada e conveniada”, reforçou por meio de nota.