ALERTA LARANJA

Goiás tem alerta para chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, diz Inmet

Previsão é de chuvas de 50 a 100 milímetros por dia e ventos intensos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em Goiás. O aviso, que ocorreu por volta de 10h desta terça-feira (20), prevê chuvas de 50 a 100 milímetros por dia e ventos intensos de 60 a 100km/h pelo Estado. A previsão indica continuidade das chuvas para a semana e fim de semana em território goiano.

“Esse alerta significa que são chuvas acumuladas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou seja, pode ter pancada intensa de chuva forte ou também o acumulado de 24 horas, entorno de 50 milímetros até 100 milímetros”, explicou a meteorologista do Inmet em Goiás, Elizabete Alves.

As chuvas podem afetar cidades nas regiões leste, centro, sul, norte e noroeste do estado. Foi feito um aviso também para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo a meteorologista, as condições de chuva vão persistir ao longo dessa semana e também no final de semana. “Temos um canal de umidade formado e que vai configurar a partir de amanhã o que a gente chama de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um canal mais intensificado de umidade trazendo assim essa condição de chuva”, afirmou Elizabete.

Ela acrescenta que: “Apesar da chuva, a tendência de temperatura não é baixar. No momento em que ocorre a chuva fica mais friozinho, no entanto, as temperaturas continuam com a mínima entorno de 20ºC pela manhã e máxima variando de 29º a 30ºC, a sensação de tempo abafado.”

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) também alertou para o risco potencial de chuvas volumosas no Estado. A região centro-norte, que inclui Goiânia, deve ser mais afetada até dia 26 de dezembro.

Orientações

O Inmet orienta, que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue para Defesa Civil, no telefone 199, e Corpo de Bombeiros, no telefone 193.