EM 750 POSTOS

Goiás tem Dia ‘V’ de vacinação contra Covid-19 neste sábado (19)

A ação deve ter adesão dos 246 municípios goianos e visa aumentar a cobertura vacinal, principalmente do público infantil

Goiás realiza, no próximo sábado (19), o Dia ‘V’ de vacinação contra Covid-19. A ação deve ter adesão dos 246 municípios goianos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Goiás realiza, no próximo sábado (19), o Dia ‘V’ de vacinação contra Covid-19. A ação deve ter adesão dos 246 municípios goianos e visa aumentar a cobertura vacinal, principalmente do público infantil. Ao todo, serão 750 postos e 1.250 profissionais da Saúde espalhados em todo o Estado. A imunização ocorre das 8h às 17h.

Conforme dados da Secretaria da Saúde (SES-GO), cerca de um milhão de goianos e goianas não receberam nenhuma dose de proteção contra o coronavírus e 819.823 ainda não voltaram para tomar a segunda aplicação. Mais de 1,9 milhão de pessoas precisam receber o reforço dos imunizantes.

De acordo com a pasta, todos os municípios goianos foram abastecidos com vacinas suficientes para promoção do Dia “V”. Ao todo, foram disponibilizadas doses para imunizar 58% das crianças de 5 a 11 anos.

Ainda segundo a SES, a estratégia do dia “V” é facilitar o acesso dos pais que não podem levar os filhos aos postos durante a semana. Entretanto, a população geral, incluindo adolescentes e adultos, pode procurar as salas para iniciar o esquema com a primeira dose, atualizar com a segunda ou o reforço.

Preocupação: Dia ‘V’ de vacinação contra Covid-19 em Goiás ocorre em razão da baixa cobertura vacinal completa

A baixa cobertura vacinal completa, o atraso no reforço e a baixa vacinação das crianças são motivos de alerta, conforme expõe a Secretaria de Saúde. Com mais pessoas imunizadas, as autoridades sanitárias esperam reduzir casos graves, internações e mortes, diminuindo também eventuais sobrecargas nos sistemas de saúde.

A SES salienta, ainda, que as vacinas utilizadas são seguras e sustentadas por estudos científicos realizados ao redor do mundo. As crianças de 5 a 11 anos poderão tomar a vacina pediátrica Comirnaty, do laboratório Pfizer, formulada especialmente para o público infantil. Na faixa etária de 6 a 17 anos será administrada ainda a Coronavac/Sinovac, do Instituto Butantan, a mesma usada para adultos.