VENTOS FORTES

Goiás tem fim de semana com calor de até 39°C e ventania de 60 km/h, aponta previsão

A onda de calor pode causar uma maior circulação e rajadas de ventos no estado.

Em Goiânia as temperaturas devem estar um pouco mais elevadas (Foto: Divulgação)

O fim de semana deve ser de muito calor e ventos de até 60 km/h em Goiás, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). As temperaturas podem chegar a 39 ºC em algumas regiões.

Nas regiões Oeste e Norte do estado, a máxima será de 39 °C e a mínima de 20°C. A onda de calor pode causar uma maior circulação e rajadas de ventos no estado. Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, isso é normal para esse período: “As rajadas estão dentro desse contexto. Elas podem ser maiores por conta de uma onda de calor que passa pelo estado”.

Ainda conforme o Cimehgo, as temperaturas em Goiás podem ficar de 2 a 5 graus acima do normal para o período.

Em Goiânia, as temperaturas devem estar um pouco mais elevadas. Com mínima de 17 °C e máxima de 33 °C neste sábado e também no domingo. A umidade relativa do ar deve variar entre 16 e 60% na capital, com chances de ventania também.

QUEIMADAS


A chegada desta onda de calor e essas rajadas de vento no estado favorecem a formação de queimadas em Goiás e, ainda de acordo com André Amorim, essa situação pode intensificar os focos de incêndio no estado. “Infelizmente, esses focos, na sua maioria, não são naturais. As pessoas estão com mania, até uma cultura, de colocar fogo a todo momento. É importante ficar atento e evitar as queimadas”.

Em 2024, mais de 8 mil incêndios foram registrados no estado de Goiás. Somente nos últimos três dias, mais de 1.400 focos de calor foram monitorados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, em Goiás.

UMIDADE

O Cimehgo ainda emitiu um alerta por conta da baixa umidade que deve ser registrada no estado neste fim de semana, que pode chegar a 16% em algumas regiões do estado.

Mais de 100 municípios goianos estão em estado de alerta por conta da baixa umidade que pode variar entre 12 e 20%. Entre eles estão Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas.