INVESTIGAÇÃO

Goiás tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

O Estado de Goiás tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox), segundo…

O Estado de Goiás tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox), segundo informações do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). De acordo com as pastas, um outro caso tratado como suspeito foi descartado. A investigação no território goiano segue junto a outras 19 apurações da doença pelo Brasil.

De acordo com a Secretaria de SES-GO, a paciente é uma mulher, de 43 anos, residente em Goiânia. A mulher está em isolamento.

Até o momento, 20 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Deste número, 14 são de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul.

Outros 20 casos seguem em investigação nos estados do Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (3), Santa Catarina (2), Espírito Santo (1), Acre (1), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1).
Ainda conforme o Ministério da Saúde, os materiais de todos os casos suspeitos notificados já foram coletados para análise laboratorial.

Sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.

De acordo com o MS, é considerado caso suspeito a pessoa que tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo, febre e inchaço dos gânglios a partir do dia 15 de março de 2022.

Em caso de suspeita da doença, a pasta ressalta que é preciso fazer o isolamento imediato do infectado.

A SES-GO orienta a população a procurar assistência médica em caso de surgimento de sintomas da doença. Além disso, também recomenda o uso de máscara como forma de prevenir a Monkeypox e a higienização frequente das mãos.