FUMAÇA

Goiás tem ‘sol vermelho’ por causa da poluição

Fenômeno está diretamente relacionado às queimadas que ocorrem em várias partes do país. Só em Goiás, foram 203 focos de queimada e incêndio.

Céu de Goiânia com sol 'vermelho' (Foto: giovani_drones)

Moradores de Goiás e de diversas cidades do Brasil registraram a mudança na coloração do céu durante o amanhecer e o entardecer de domingo (25/8). O fenômeno, conhecido como “céu vermelho”, está diretamente relacionado às queimadas que ocorrem em várias partes do país, incluindo o interior de São Paulo, o Pantanal, a Amazônia e agora também em Goiás.

O efeito é mais perceptível quando o sol está próximo ao horizonte, pois a dispersão das partículas presentes na atmosfera intensifica a coloração avermelhada. Por isso, o fenômeno é observado de forma mais fácil nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Saiba mais

Além do sol vermelho, a poluição gerada pelas queimadas tem o potencial de tornar o céu mais amarelado em diversas regiões do Brasil, variando em intensidade de acordo com a localidade.

Dados de satélite disponibilizados em tempo real pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve 203 focos de queimada e incêndio em Goiás entre a última sexta-feira (23) e este domingo (25). O Inpe também aponta quais são os municípios com mais focos.

Em primeiro lugar (e muito à frente dos outros) está Chapadão do Céu, com 31,5% do total – o que, em números absolutos, dá 64 focos nas últimas 48 horas. Em segundo lugar está Rio Verde, com 11,3%; seguido por Mineiros (6,9%), Morrinhos (6,9%), Itajá (5,9%), Água Fria de Goiás (4,4%), Caiapônia (3,4%), Palmeiras de Goiás (3%), Alto Paraíso de Goiás (2%), Formosa (2%), Itumbiara (2%), Edéia (1,5%), Goianira (1,5%), Goiás (1,5%) Caturaí (1%) e Goiânia (1%).