Goiás terá sete Hospitais de Campanha contra coronavírus no interior
O Estado de Goiás terá sete Hospitais de Campanha para o Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp)…
O Estado de Goiás terá sete Hospitais de Campanha para o Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp) distribuídos em sete cidades do interior. Unidades serão provisórias e vão atender apenas pacientes infectados pelo novo vírus. Cerca de 800 leitos vão ser instalados nos municípios de Anápolis, Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Jataí, Porangatu e Itumbiara. Previsão é de que os locais comecem a funcionar em aproximadamente 30 dias.
Na última quarta-feira (1º), o Mais Goiás já havia informado sobre a instalação do HCamp em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal (DF). A construção foi anunciada pelo Governo Estadual após autorização do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A quantidade de leitos ainda não foi divulgada.
Além desta unidade, a Região do Entorno contará com outros dois hospitais específicos para atendimento de casos de coronavírus. Os hospitais em Formosa e Luziânia terão 60 e 80 leitos, respectivamente, segundo a Secretaria da Saúde (SES-GO). A justificativa para a instalação das três é a quantidade de habitantes, bem como a proximidade com a capital federal Brasília, que possui 400 casos confirmados e cinco óbitos pela covid-19. O início do funcionamento de ambas não foi revelado.
Em Anápolis, o HCamp será instalado no Centro de Convenções do município. Segundo a Pasta, o local possui 13.450 metros e vai receber 300 leitos.
Regiões Norte e Sul
Na região Norte, o Hospital Municipal de Porangatu será o responsável pelo atendimento exclusivo a pacientes com coronavírus. Conforme explica a SES, o local já passa por ajustes e terá capacidade de 50 leitos.
A região Sul, por sua vez, terá o Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara, como HCamp. A expectativa é que o local tenha estrutura para 200 leitos. No Sudoeste goiano, o Hospital das Clínicas de Jataí, que já estava em processo de estadualização, contará com cerca 100 leitos para pacientes de coronavírus, além de ala específica para casos graves.